Espaços corporativos compartilhados são tendência no mundo empresarial

Na Paraíba, algumas empresas estão inovando e crescendo neste segmento

Em constante processo de evolução, a sociedade busca atualmente o conceito da experiência ao invés da posse, e é nessa premissa que os espaços compartilhados nas empresas ganham cada mais vez pessoas ao redor do mundo. O censo realizado pelo Coworking Brasil deste ano, revela que o número de espaços de trabalho compartilhados aumentou de 810 para 1.194 em todo o País. Embora novos empreendedores sejam os mais adeptos a essa tendência, grandes empresas como Apple e Google já migraram para esse setor.

A prática de compartilhar espaços entre empresas e profissionais se mostra efetiva também nas relações interpessoais, tornando possível o contato, a troca de experiência e parcerias de ramos semelhantes, como ocorre do Massai Empresarial. O prédio onde funciona a Construtora Massai, em Manaíra, passou por um retrofit e virou prédio empresarial. Os espaços internos, elegantes e arrojados, foram transformados em salas para aluguel. “A Massai existe há 22 anos e, quando construímos esse prédio, já tínhamos essa ideia. Na verdade, é muito mais confortável os fornecedores mais próximos. É uma tendência mundial!”, comentou o sócio-diretor Allison Delmas Nunes.
A ideia de juntar alguns dos principais parceiros funcionou. Mal o Massai Empresarial abriu as portas e todas as salas já foram ocupadas. BR Audit & Consulting, PJI Consulting, Maranata Administração de Condomínios, Vladimir Miná – Advocacia, Live Results – Publicidade dividem os espaços comuns entre si, como sala de treinamento, copa e sala de cafezinho, como também serviços, como recepção, segurança e estacionamento. “Como as empresas tem afinidade entre si, a prática faz com fiquemos mais integrados. Isso faz surgir novas parcerias e gerando uma maior interação profissional”, comenta Allison.